domingo, 30 de dezembro de 2012
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Os panfleteiros da Campanha Eleitoral
Em pleno vigor a campanha eleitoral na minha cidade toma forma, ganha contorno.
Os sinais não muito diferentes das campanhas passadas, os panfletos cumprem a função primordial de apresentação do candidato ao futuro eleitor.
Muita responsabilidade nas mãos dos panfleteiros, e mais ainda do redator do material. Convido ao leitor deste texto a refletir nesta ação. Responda mentalmente:
-Você votaria numa pessoa desconhecida?
-Você votaria apenas por ler as afirmações contidas no material?
-Você votaria em alguém que tem um comportamento social diferente do que está escrito e da imagem aperfeiçoada por um provável photoshop?
-Você já questionou o panfleteiro sobre o conteúdo do material que ele está distribuindo?
Perdoe-me se foram muita questões, mas caso o eleitor comum não faça, aqueles que são contratados ou voluntários que se disponibilizam a prestar este serviço devem fazer muito bem a lição de casa e o candidato deve primeiro conquistar seus colaboradores, o fato de pagar o serviço neste caso não garante o resultado almejado.
O seu panfleteiro deve ser o seu eleitor, deve conhecer o material, e ao vestir a sua camisa, precisa saber que representa alguém. Pois desta maneira se cumpre a função do uniforme, representar uma marca , que unida á fala do usuário pode somar pontos positivos ou não.
Mais uma vez caímos num ponto comum, o treinamento de nossos colaboradores, o trabalho da supervisão e no caso eleitoral, a preocupação do candidato deve ser em torná-los agentes multiplicadores e isso não se faz de um dia para outro. É necessário estar preparado e ter um planejamento e muita humildade em admitir que o fato de você pagar pelo trabalho não garante a sua eleição.
Infelizmente o que se vê e ouve, é apenas que a época eleitoral é um momento de "levantar um qualquer"!!
Vamos lá, senhores candidatos, liderança também se pratica em casa!!
Ainda há tempo até 7 de outubro!!
Boa Campanha!!
Vera Regina
domingo, 3 de junho de 2012
Reflexão adequada ao mês de Junho
Meus queridos empreendedores,
Chegamos à metade do ano, e muitos vão dizer, nem vi o tempo passar.
Mas para que depende de venda ou prestação de serviço é uma boa hora para analisar o que deu certo e o que precisa ser aprimorado para o 2º semestre. Direto ao ponto chave, a vida financeira, e como você vai fazer uma análise aproveite para organizar a papelada. Responda para si algumas perguntas:
- Tem alguma conta em atraso??
-Conseguiu reservar alguma quantia?
-Adquiriu algum bem em proveito do seu negócio?
- Está no cheque especial?
-Precisou fazer empréstimos?
-Está com saldo positivo?
A minha sugestão é para priorizar as dívidas com juros mais altos, e programá-las para pagamento. Dívidas em atraso mascaram o resultado. Talvez, caiba também novas ações de marketing e reavaliação de estratégias de vendas para aumentar sua receita.
Caso sua situação seja positiva, pesquise alguns investimentos que possam ser feitos.
Na sequência foque o ponto físico, necessidades estruturais( pinturas, reformas, etc...), verificação do estoque, e o que mais for necessário.
Agora faça um exercício de visualização, olhe seu negócio repaginado e vislumbre seus próximos passos de crescimento, como o aumento da cartela de clientes, e até quem sabe para alguns, a implantação de formas alternativas de pagamento, como a tão famosa máquina para cartões de débito e crédito, o dinheiro de plástico veio para ficar. Os comércios da cidades litorâneas, como Mongaguá, não poderão evitar as famosas taxas a que temem tanto, afinal o 2º semestre do ano inclui datas como dia das crianças e Natal.
Após esta empreitada, sorria, abra as portas e esteja pronto para triunfar.
Lembre-se: existem profissionais prontos a cooperarem com esta tarefa, contrate um consultor, se for o caso!!
Boas vendas
Prof Vera
03/06/2012
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Os efeitos da poluição visual dentro de um comércio
Durante a semana passada, estava preparando um estudo sobre os 4Ps do marketing. E um desses famosos "Ps" é o ponto de venda, ou seja, o local onde recebemos o público e esperamos que aconteça a relação comercial. Entretanto nesta data, pude vivenciar o que não é aconselhável fazer devido ao resultado negativo que irá provocar na fidelização de seus clientes. Eu precisei pagar um boleto, estava com tempo disponível, visualizei uma pequena fila na porta do local, achei que não levaria mais do que 30 minutos.
Engano de cálculo, e me rendi a mania de observar, fiquei impactada com tantos folhetos, avisos, propagandas, resultados, marcações e alguns banners. A quantidade de informações num espaço de não mais do que 40 m², causou-me um mal estar. Avisos novos e outros já desgastados pelo tempo, facilmente perceptível pelo papel amarelado e a tinta não mais tão acesa.
Uma leitura óbvia de que há muito tempo, alguém deixou de perceber o lugar como acolhedor aos clientes e sim se posicionaram na ala dos que acham,"tá bom demais, para onde é", confesso que fiquei triste.
Para completar meu raciocínio iniciei uma topificação:
- higiene comprometida pelo tom do tempo que passou e a poeira que ficou acumulada naqueles papéis e nos vidros dos caixas que parecem ter perdido espaço para as informações e ofertas. Afinal, creio que vidro transparente é usado para facilitar a visão e oferecer segurança entre os agentes da ação comercial em andamento;
- quando colocamos avisos nas paredes, objetivamos no início facilitar a comunicação com os clientes, mas com o passar do tempo se este recurso não é atualizado , ele deixa de cumprir sua missão principal e passa a causar dúvidas, justamente o oposto que se pretende;
- os ventiladores, meu Deus, os ventiladores, devem ser limpos constantemente, pois caso contrário você ventila sujeira, é isso mesmo, sujeira em cima de seu cliente;
- funcionários, compõe seu ponto de venda, devem ser preparados para lidar com a diversidade de público, pessoas mal humoradas não são as mais indicadas para isso. Depois de uma hora em pé, no pó, ouvindo pessoas com seus celulares em todos os tipos de ritmos possíveis, você espera pelo menos "um bom dia" da atendente.
Meu pensamento foi muito além, mas fiz questão de compartilhar no meu blog, pois se alguém presta algum serviço num espaço limitado, deve-se preocupar em tornar o ambiente agradável. Eu deixo uma dica: fotografe o ambiente de várias posições e depois analise o que o seu cliente vê.
um abraço
Prof Vera
10/05/2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Contagem regressiva para uma das datas mais comerciais do ano, "Dia das Mães"
Minhas queridas empreendedoras, já pensaram nas suas estratégias.
Eu sinceramente espero que sim, afinal guardando as devidas proporções com os grandes magazines, você está no mercado, então precisa AGIR.
Verifique quais as alternativas que poderá oferecer as suas clientes, um brinde, uma promoção, um desconto, até mesmo uma decoração nova no seu espaço.
Ainda tem tempo para uma pesquisa rápida, use a internet . Aliás se você tem um cadastro de e-mails, vale pelo menos mandar um cartão eletrônico.
O empreendedor individual, o negócio de família, a banca na feira de artesanato, a loja, seja de que tamanho for seu negócio, lembre-se: o cliente é sua principal razão de existir!!
Boas Vendas
Prof Vera
domingo, 25 de março de 2012
Avaliação pessoal do 1º trimestre
O primeiro trimestre do ano entra na sua última semana, temos o desafio de prestar contas com a imagem refletida no espelho sobre como foi nosso desempenho. Pegue seus planos traçados em 1º de janeiro e dê um ok nos objetivos já alcançados. Se você é uma daquelas pessoas empreendedoras, está cheia de gás, extremamente motivada, com certeza cumpriu suas metas, mas se você deixou alguns itens em aberto é hora de reprogramar o que ficou e o que estava programada para o segundo trimestre. Então , agende um encontro de negócios consigo mesma(o) e trace suas novas estratégias.Encare o que não deu certo como aquela lição de casa que você pensou que ia tirar um "A" e de repente apareceu um "R", é preciso reavaliar seus pontos fracos e ver onde pode aprimorar-se. Não tenha vergonha de buscar apoio externo, para se ganhar um campeonato é necessário uma equipe, nenhum time é feito de um jogador só, isto só vale para patrocinadores que vendem uma marca, a teoria é : investe-se dinheiro para ganhar mais dinheiro. Nada de excesso de chocolates e sim tenha um transbordar de ideias possíveis de serem realizadas de acordo com seu contexto.
Às empreendedoras individuais, lembrem: sem cliente, sem negócio, saia da zona de conforto!!
Eu te desejo prosperidade financeira, pessoal, familiar e principalmente espiritual!!
Provérbios 10: 11a "A boca dos justos é manancial de vida,..."
VeraConsultorawww.licaodecasavera.blogspot.com
sexta-feira, 23 de março de 2012
Penso, logo, existo!: 6 MANEIRAS DE FAZER UMA ABORDAGEM POSITIVA PELO TE...
Penso, logo, existo!: 6 MANEIRAS DE FAZER UMA ABORDAGEM POSITIVA PELO TE...: 1. Descubra o nome do cliente e repita sempre que achar necessário, assim o cliente vai se sentir mais valorizado, aumentando a sua chan...
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Ano da reconstrução 2012, com bases pessoais mais sólidas
Estou pensando na pregação que ouvi ontem e compartilho, " Pare de potencializar o que não deu certo, largue o entulho para trás, Deus está fazendo uma coisa nova", e para não ficar só nas palavras, Isaías 43:18" Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas;19-Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz...25-Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim,e dos teus pecados me não lembro". Tenha um excelente dia de coisas novas brotando de dentro de si, boas ideias, boas oportunidades, boas ações, bons pensamentos, profetiza coisas boas sobre tua vida!!!A Paz do Senhor a todos!!
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)